Data: 04-05-2014
Criterio: N/A
Avaliador: Rodrigo Amaro
Revisor: Luiz Santos
Analista(s) de Dados: Danielli
Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago
Especialista(s):
Justificativa
Subarbustos de ocorrência no estado da Bahia (Harley et al., 2013), encontrados nos municípios de Abaíra, Rio das Contas e Seabra (Harley & França, 2009), Lençóis e Mucugê (CNCFlora, 2013). É restrita ao domínio Cerrado, encontrados no Parque Nacional da Chapada Diamantina e arredores, em Campos Rupestres, sobre solo úmido, em altitudes de 1.000 m (Harley & França, 2009) (CNCFlora, 2013). A espécie está sujeita a mais de 10 situações de ameaça. Porém, suspeita-se que sofra declínio contínuo de EOO, AOO e da qualidade do habitat em consequência da presença de ameaças como a mineração, atividades agroindustriais e pecuaristas (Ganen & Viana, 2006). As ameaças incidentes devem ser monitoradas e controladas, pois podem resultar na categorização da espécie como ameaçada em um futuro breve.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Mesosphaerum irwinii (Harley) Harley & J.F.B.Pastore;
Família: Lamiaceae
Sinônimos:
Descrita em Kew Bull. 29(1): 130. 1974. Hyptis irwinii é próxima de H. obtusa uma espécie que ocorre na Colômbia, Equador e Peru, entretanto diferente desta última por suas folhas fortemente rugosas e suas pequenas cimeiras arranjadas em pequenos pedúnculos. A relação de H. irwinii com as espécies andinas da Colômbia, Equador e Peru sugerem uma história de extinção de suas populações entre a área de intervenção (Harley, 1974).
Endêmica do Brasil, ocorre no estado da Bahia (Harley et al., 2013). Encontrada nos municípios de Abaíra, Rio das Contas e Seabra (Harley & França, 2009).
Subarbusto a arbusto de até 2 m; ramos superiores herbáceos, lanuginosos. Folhas rugosas, perfumadas. Flores com corola alva a lilás-escura, em cimeiras densas. Ocorre em Campos Rupestres, sobre solo úmido, cerca de 1.000 de altit. Floresce o ano todo (Harley, 1974; Harley & França, 2009).
Floresce o ano todo (Harley & França, 2009).
3.2 Mining & quarrying
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
A região de Jacobina e Rio das Contas, na Chapada Diamantina, sofreu um processo histórico de exploração de ouro (séc. XVIII). A garimpagem foi responsável pela retirada da vegetação, o desnudamento e a erosão do solo em extensas regiões (Ganen & Viana, 2006).
2.3.3 Agro-industry grazing, ranching or farming
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
Com o declínio da garimpagem, a pecuária se tornou uma das principais atividades econômicas da região (Ganen & Viana, 2006).
2.2.2 Agro-industry plantations
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
Juntamente com a pecuária, a agricultura também tem seu papel como principal atividade econômica da região (Ganen & Viana, 2006). No município de Rio das Contas funciona uma das cinco agroindústriais de beneficiamento de cachaça e derivados da microrregião (Sales & Silva, 2008).
5 Biological resource use
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
A expansão dessas atividades intensificou o desmatamento das áreas da vegetação nativa (Ganen & Viana, 2006).
- Ganen, R.S.; Viana, M.B. 2006. História Ambiental do Parque Nacional da Chapada Diamantina/BA. Consultoria Legislativa.
- Harley, R.; França, F.; Santos, E.P.; Santos, J.S.; Pastore, J.F. 2013. Lamiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB142>. Acesso em 11 Novembro 2013.
- Harley, M.R. & França, F. 2009. Lamiaceae. In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496p.
CNCFlora. Hyptis irwinii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Hyptis irwinii
>. Acesso em .
Última edição por Lucas Moulton em 24/11/2014 - 17:14:20